Jornal do ABC NotíciasJornal do ABC NotíciasJornal do ABC Notícias
  • Home
  • Noticias
  • Politica
  • Brasil
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Search
Reading: Diagnóstico de lábio leporino no pré-natal: veja como agir desde os primeiros sinais
Share
Font ResizerAa
Jornal do ABC NotíciasJornal do ABC Notícias
Font ResizerAa
  • Home
  • Noticias
  • Politica
  • Brasil
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Noticias
  • Politica
  • Brasil
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Follow US
Jornal do ABC Notícias > Blog > Noticias > Diagnóstico de lábio leporino no pré-natal: veja como agir desde os primeiros sinais
Noticias

Diagnóstico de lábio leporino no pré-natal: veja como agir desde os primeiros sinais

Hahn Scherer
Hahn Scherer Published 14 de julho de 2025
Share
Dra. Thaline Neves explica como o diagnóstico de lábio leporino no pré-natal permite agir com rapidez e planejar os cuidados desde cedo.
Dra. Thaline Neves explica como o diagnóstico de lábio leporino no pré-natal permite agir com rapidez e planejar os cuidados desde cedo.
SHARE

Receber o diagnóstico de lábio leporino no pré-natal pode gerar dúvidas e preocupações. Segundo a Dra. Thaline Neves, esse tipo de malformação pode ser detectado ainda durante a gestação, possibilitando um planejamento cuidadoso e multidisciplinar para o nascimento e cuidados iniciais com o bebê. 

Contents
Como é feito o diagnóstico de lábio leporino no pré-natal?O que fazer após a confirmação do diagnóstico?Quando a cirurgia deve ser realizada?O acolhimento e a informação fazem a diferença

Entretanto, compreender as etapas do diagnóstico e os caminhos para o tratamento pode fazer toda a diferença. Pensando nisso, ao longo deste artigo, veremos como o lábio leporino é identificado no pré-natal, quais profissionais devem ser envolvidos após a confirmação do diagnóstico e quando costuma ser realizada a cirurgia corretiva.

Como é feito o diagnóstico de lábio leporino no pré-natal?

O lábio leporino é uma malformação congênita que pode ser percebida durante os exames de imagem da gestação, conforme frisa Thaline Neves, médica proprietária da Clínica View. Isto posto, o diagnóstico geralmente acontece a partir de uma ultrassonografia morfológica, por volta da 13ª semana de gestação. Esse exame permite a visualização detalhada da face do feto, identificando alterações na formação dos lábios e do palato.

Desde os primeiros sinais no ultrassom, Dra. Thaline Neves orienta como lidar com o diagnóstico de lábio leporino ainda na gestação.
Desde os primeiros sinais no ultrassom, Dra. Thaline Neves orienta como lidar com o diagnóstico de lábio leporino ainda na gestação.

Embora o ultrassom seja o principal recurso diagnóstico, em alguns casos pode ser necessário complementar com exames de imagem mais precisos, como a ultrassonografia 3D ou até mesmo uma ressonância magnética fetal, para verificar a extensão da fenda e se há envolvimento do palato.

Além disso, de acordo com Thaline Neves, após o diagnóstico inicial, o acompanhamento pré-natal deve ser reforçado para monitorar outras possíveis alterações associadas. Uma vez que, o lábio leporino pode ocorrer isoladamente ou estar ligado a síndromes genéticas, o que exige uma investigação mais ampla e especializada.

O que fazer após a confirmação do diagnóstico?

Após a confirmação do diagnóstico de lábio leporino no pré-natal, o próximo passo é montar uma rede de cuidados que envolva diferentes profissionais da saúde. A orientação precoce é fundamental para garantir um início de vida mais saudável para o bebê e reduzir impactos futuros. Desse modo, o acompanhamento com um geneticista pode ser indicado, principalmente nos casos em que há suspeita de outras malformações, como pontua a Dra. Thaline Neves.

O apoio psicológico aos pais também é recomendado desde o pré-natal, pois ajuda na adaptação emocional e no preparo para os cuidados futuros. Sem contar que é determinante planejar o parto em um hospital com estrutura para atendimento neonatal e uma equipe preparada para lidar com possíveis complicações.

Quando a cirurgia deve ser realizada?

A cirurgia para correção do lábio leporino é uma etapa essencial do tratamento e costuma ocorrer nos primeiros meses de vida. Segundo Thaline Neves, a primeira cirurgia, chamada queiloplastia, é responsável por corrigir a fenda labial e costuma ser realizada entre 3 e 6 meses de idade. Já em casos em que há também fenda palatina, uma segunda cirurgia, chamada palatoplastia, é indicada por volta dos 12 meses. 

Aliás, ao longo da infância, outras intervenções podem ser necessárias, como ajustes ortodônticos e correções funcionais da fala. O planejamento dessas etapas é feito de forma individualizada, com base nas necessidades da criança. Assim sendo, o sucesso do tratamento depende não só da técnica cirúrgica, mas também do acompanhamento contínuo e do envolvimento ativo da família em todo o processo.

O acolhimento e a informação fazem a diferença

Em última análise, receber o diagnóstico de lábio leporino no pré-natal pode parecer assustador à primeira vista, mas com informação e apoio, é possível enfrentar esse desafio com segurança. Uma vez que o reconhecimento precoce da condição permite organizar o cuidado com antecedência, reunir a equipe necessária e acolher o bebê desde o nascimento com todo o suporte necessário.

Logo, com a orientação de especialistas, os pais têm acesso a caminhos seguros e estratégias eficazes para garantir qualidade de vida à criança. Dessa maneira, o tratamento multidisciplinar e o acompanhamento desde os primeiros dias são a base para um desenvolvimento saudável, com foco tanto na saúde física quanto no bem-estar emocional da família.

Autor: Hahn Scherer

TAGGED:Dra. Thaline NevesDra. Thaline Neves CoutinhoO que aconteceu com Dra. Thaline Neves CoutinhoQuem é Dra. Thaline Neves CoutinhoThaline Mairace Hernandez das Neves CoutinhoThaline Neves
Share This Article
Facebook Twitter Copy Link Print
Share
Previous Article O Instituto IBDSocial explica que a saúde materno-infantil é base para o desenvolvimento social e exige integração comunitária. A relevância da saúde materno-infantil para o desenvolvimento social: programas públicos e integração comunitária
Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

news

O Instituto IBDSocial explica que a saúde materno-infantil é base para o desenvolvimento social e exige integração comunitária.
A relevância da saúde materno-infantil para o desenvolvimento social: programas públicos e integração comunitária
Noticias
Dr. Jonatas Lucena explica que o gerenciamento de ativos digitais evita que perfis sejam levados por funcionários.
Gerenciamento de ativos digitais: como impedir que funcionários levem seus perfis embora
Noticias
São José dos Campos decola com novo centro de excelência na formação aeronáutica
Tecnologia
Josa Queiroz articula em Brasília por avanços na educação, mobilidade e habitação de Diadema
Politica
Lawrence Aseba Tipo
Desvendando a vasectomia: O que você precisa saber antes de dar o passo, com Lawrence Aseba Tipo
Noticias
Lucio Fernandes Winck
Halloween Horror Nights 2025: a fusão entre sustos clássicos e novas trilhas do terror  
Noticias

Buscando notícias confiáveis e bem escritas sobre os temas que mais importam para você? O Jornal do ABC é o seu destino. Nosso compromisso é oferecer um conteúdo de qualidade, com análises imparciais e informações sobre tecnologia, política, economia e outros assuntos relevantes.

São Caetano comemora saldo positivo na geração de empregos formais e reforça otimismo na economia local
Noticias
FotoModel
Fotos que vendem: o poder da curadoria visual para marcas
Noticias
Follow US
© Jornal do ABC - [email protected] - tel.(11)91754-6532
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?