20.2 C
Santo André
sábado, maio 25, 2024
HomeNoticiasConta poupança ou investimento? Entenda qual a melhor estratégia 

Conta poupança ou investimento? Entenda qual a melhor estratégia 

Poupar é uma parte importante das finanças pessoais e é algo que todas as pessoas deveriam fazer, você não acha? Para Amauri Jacintho Baragatti, qualquer indivíduo pode tomar boas escolhas econômicas, que variam desde economizar o salário através de uma conta poupança para comprar um carro ou uma casa, até investir determinada quantia para garantir a tão sonhada aposentadoria. Mas você já se perguntou qual estratégia é a mais adequada?

Neste artigo, apresentaremos as duas versões, e mostraremos que, ainda que cada uma possua as suas vantagens, tudo irá depender do propósito da pessoa. Portanto, se você pretende economizar moeda por moeda para o seu propósito, ou está na dúvida se um investimento é a melhor solução, acreditamos que o conteúdo a seguir sanará todas as suas dúvidas, logo, o que acha de conferi-lo até o final?

A situação atual te chama a ter conhecimento financeiro

Conforme explica o Dr. Amauri Jacintho Baragatti, atualmente, diversas pessoas estão buscando métodos válidos para não gastar tanto dinheiro, mas você sabe o motivo dessa busca tão acirrada? Resumidamente, com o alto preço dos produtos, e a incerteza de que muitos terão uma garantia futura de salário, faz com que muitos tenham a necessidade de buscar conhecimento acerca do aprendizado econômico. A seguir, você conhecerá 2 dos métodos mais tradicionais para cuidar da sua economia.

Conta poupança ou investimento?

Você já deve saber o que é economizar, certo? Basicamente, essa palavra significa guardar o que você possui, para que no futuro consiga usufruir de uma maneira melhor. Mas você sabe qual o melhor modo de economizar? A forma mais comum de economizar dinheiro é por meio de uma conta poupança em um banco ou cooperativa de crédito. Essas contas são seguradas pelo FDIC e geralmente não exigem saldo mínimo e têm baixas taxas de juros (embora isso varie de acordo com o banco).

Uma outra maneira de economizar dinheiro é investindo em ações ou títulos por meio de uma corretora ou empresa de fundos mútuos como Vanguard ou Fidelity. Conforme comenta Amauri Jacintho Baragatti, essa tática, por sua vez, consiste em poupar o seu dinheiro e fazê-lo render constantemente, de modo que no futuro você tenha uma renda superior àquela que foi depositada. Ainda assim, dependendo do tipo de investimento, pode demorar ainda mais para fazer a retirada do valor.

Qual estratégia é a mais vantajosa?

E após conhecer um pouco mais sobre as diferenças da conta poupança — que é o método mais comum — e também sobre o investimento, você deve estar se perguntando: qual estratégia é a mais vantajosa, certo? Bom, mas o que podemos definir aqui para você é que tudo isso dependerá do seu propósito, ou seja, se você quer ter um rendimento ainda melhor, vale a pena buscar por investir o seu dinheiro, contudo, se você pretende ter uma maior segurança a longo ou curto prazo, a conta poupança é a saída mais sábia.

De todo modo, você pode buscar por uma pessoa especialista no assunto, pois só ela poderá te informar:

  • O valor do rendimento de cada uma após X período;
  • Quais os riscos de cada uma das estratégias;
  • Locais que valem a pena depositar o seu dinheiro.

Logo, conforme pontua o Dr. Amauri Jacintho Baragatti, você sairá com uma certeza ainda melhor acerca de qual estratégia combina com você e com o seu objetivo a curto, médio e longo prazo.

MAIS LIDOS