19.5 C
Santo André
quarta-feira, maio 29, 2024
HomeNoticiasIluminação pública no sangue: Mailon de Lara Vaz explica por que essa...

Iluminação pública no sangue: Mailon de Lara Vaz explica por que essa política é tão importante

Que a iluminação pública é um tema de suma importância, isso não é novidade, até porque, assim como assimila Mailon de Lara Vaz, é ela a responsável direta e indiretamente pela prevenção à criminalidade e, até mesmo, à segurança. No entanto, você sabe por que isso acontece? Se sua resposta for não, então confira este artigo até o final.

Para o empresário Mailon de Lara Vaz, que é CEO do Grupo 1One, é válido salientar que com o crescimento das grandes metrópoles, a boa iluminação se fez cada vez mais necessária, visto que a sociedade passou a depender cada vez mais dela, seja para os ambientes de trabalho, seja para melhorar os espaços turísticos e ruas urbanas. 

No entanto, não é pela necessidade desses espaços que ela é importante. Pelo contrário, é pelo poder transformador que ela possui que sua necessidade se faz importante. Na prática, a iluminação torna lugares frequentáveis e paisagens visíveis quando o sol já se pôs, o que, inclusive, mudou a economia, já que quando a luz surgiu, ainda não se realizava práticas comerciais à noite — diferentemente dos tempos modernos.

Mas, respondendo à primeira questão levantada no início deste artigo, ela influencia indiretamente na segurança de um bairro ou cidade, uma vez que, assim como explica Mailon de Lara Vaz, é de consentimento geral que lugares mais iluminados são mais movimentados e, consequentemente, mais seguros, uma vez que criminosos estão sempre buscando por espaços onde não sejam vistos, não é mesmo?

Por não ser uma relação direta, pode-se afirmar que, de longe, a iluminação de um determinado espaço não é a principal responsável pelo índice de criminalidade do mesmo, no entanto, visto da ótica lógica, é possível associar a tranquilidade que todos sentem ao circular em ruas e bairros com a iluminação do mesmo. Você não acha?

Desse modo, o renomado Mailon de Lara Vaz acredita que ter a política de iluminação pública no sangue é algo que deve ser mais que adotado pelos responsáveis, e sim algo tido como uma verdadeira prioridade. No entanto, mais do que isso, é indispensável que esse trabalho seja feito com qualidade e responsabilidade.

Para isso, é essencial investir não somente em bons materiais e tecnologias — como a iluminação de LED —, como também em pontos de destaque. Na prática, a iluminação pública de qualidade, para Mailon de Lara Vaz, só vai acontecer se pontos centrais, monumentos e as ruas principais forem priorizados, de maneira a garantir a segurança da cidade do macro ao micro, isto é, dos pontos principais aos mais periféricos, mas sempre atendendo a todas as necessidades, pois deve abranger a todos os lugares.

MAIS LIDOS