17.6 C
Santo André
terça-feira, maio 28, 2024
HomePoliticaABC tem 44 candidatos a estadual e 38 a federal confirmados

ABC tem 44 candidatos a estadual e 38 a federal confirmados

O prazo para que os partidos e federações realizassem suas respectivas convenções eleitorais terminou na última sexta-feira (5/8). Conforme a tradição do RD, realizamos a lista dos candidatos que tem domicílio eleitoral na região. Segundo a contagem baseada nas listas prévias e nas atas partidárias, 82 nomes do ABC foram confirmados, sendo 44 postulantes ao cargo de deputado estadual e outros 38 para o cargo de deputado federal.

São Bernardo é o município com maior número de postulantes, 24, sendo 11 para estadual e 13 para federal. Seguida por Santo André com 16 (sete estaduais e nove federais), Mauá com 15 (10 estaduais e cinco federais), Diadema com 14 (nove estaduais e cinco federais), São Caetano com 10 (seis estaduais e quatro federais), Ribeirão Pires com dois candidaturas a deputado federal e Rio Grande da Serra com uma candidatura a deputada estadual.

23 partidos estão representados, sendo que a maior lista ficou com o PT que conta com 13 postulantes do ABC. As menores estão com PCdoB, PSTU, Rede Sustentabilidade e Unidade Popular.

Lembrando que a novidade deste ano são as federações, ou seja, partidos que vão se juntar pelos próximos quatro anos, valendo para as esferas municipais, estaduais e federal, ou seja, legendas que ficarão unidas também nas eleições de 2024. Três foram homologadas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral): PT/PCdoB/PV terão ao todo 15 nomes. Cidadania/PSDB terão seis nomes. PSOL/Rede terão sete nomes na lista. Outra curiosidade e 14 vereadores vão entrar na disputa eleitoral deste ano.

MAIS LIDOS