18.1 C
Santo André
terça-feira, maio 28, 2024
HomeTecnologiaWhatsApp Beta agora permite envio de fotos em alta resolução

WhatsApp Beta agora permite envio de fotos em alta resolução

O WhatsApp finalmente experimenta a capacidade de enviar fotos em alta resolução. A novidade é demandada pela comunidade há muito tempo, mas ainda não é totalmente livre da compressão do algoritmo.

WhatsApp Beta enfim libera o novo teclado de emojis
WhatsApp e Instagram são os apps onde o brasileiro passa mais tempo
A qualidade superior precisa ser ativada no menu de edição da foto, aquele que aparece antes de enviar a mídia. A opção está na parte superior da tela, simbolizado pela sigla “HD”.

Ao selecionar o botão, o app mostra uma seção com as qualidades disponíveis: “Standard quality” (“Qualidade padrão”, em tradução livre) e “HD quality” (“Qualidade em alta resolução”). Abaixo de cada opção está a quantidade de pixels que a imagem terá após o envio.

Resolução original, mas com compressão
Os envios em alta resolução do WhatsApp, porém, não são isentas de compressão. O mensageiro ainda usará algoritmos para reduzir o tamanho do arquivo (neste caso, sobre os dados de iluminação).

Enviar ou receber uma imagem em alta resolução requer mais dados do que o normal, portanto essa opção precisa ser ativada manualmente a cada envio. Quando o arquivo está no formato superior, ela será etiquetada com o símbolo “HD” no canto inferior esquerdo, parecido com o que acontece com GIFs.

Funciona só com fotos
Vale ressaltar que a novidade se aplica exclusivamente para fotos, portanto vídeos ficaram de fora. Não há previsão para a implementação de um recurso parecido para outros formatos. Mesmo assim, você ainda pode recorrer à alternativa “Documentos” para mandar vídeos na qualidade original.

Segundo o site WABetaInfo, que descobriu a novidade primeiro, o recurso está contido no WhatsApp Beta para iOS na versão 23.11.0.76 e para Android na versão 2.23.12.13. A distribuição acontece gradativamente para os testadores.

Por enquanto, não há previsão para liberação das fotos em alta resolução do WhatsApp para o público geral. Contudo, uma vez que a função foi levada para testadores, não deve faltar muito para ela desembarcar na versão estável do app.

MAIS LIDOS