São Paulo, 07 de fevereiro de 2024 – Com o início da pandemia de Covid-19, o Banco ABC Brasil, banco múltiplo voltado para empresas e suas cadeias de valor, se transformou para adaptar seu ecossistema ao modelo híbrido de trabalho e para aperfeiçoar a maneira como se comunicava com seus colaboradores nos canais de comunicação interna. Com soluções de comunicação ofertadas pela Microsoft, que foram integradas ao Microsoft Teams, a empresa desenvolveu um ecossistema de colaboração centralizada e personalizada, o Hub ABC.
Após a consolidação da ferramenta, hoje a empresa comemora o aumento de 25% no engajamento e 70% de alcance dos comunicados.
Com o apoio de consultorias especializadas, o ABC Brasil identificou que os colaboradores buscavam uma comunicação descentralizada e multicanal. A partir do Microsoft Viva Engage, internamente chamada de Rede ABC, a empresa passou a oferecer uma experiência personalizada para descobrirem notícias relevantes, iniciarem conversas e terem as ferramentas necessárias para navegar com sucesso na organização. Além de informar suas equipes sobre fatos relevantes da empresa e suas áreas de atuação.
A ferramenta se tornou útil para que todas as equipes encontrem notícias e recursos de forma fácil dentro ou fora do escritório. A aplicação ainda oferece à equipe de comunicação a possibilidade de explorar sua criatividade por meio de uma variedade de formatos de comunicação, incluindo imagens animadas, vídeos, áudio, emojis e outras mídias.
Desta forma, o Hub ABC se consolidou como o espaço de comunicação e trabalho, tudo isso integrado ao Microsoft Teams, o que facilita e melhora a experiência do colaborador.
“O ABC Brasil conta hoje com mais da metade dos seus colaboradores realizando tarefas apoiados por dados e a nova plataforma soma a esta cultura”, explica Juliana Anjos, superintendente de Marca, Marketing e Comunicação. “Por meio das ferramentas de análise de dados, conseguimos tornar esta comunicação ainda mais estratégica, pois calibramos as comunicações com base no comportamento e engajamento dos usuários e conseguimos definir novos formatos para garantir o entendimento das mensagens”, completa.
O novo ecossistema de comunicação interna é composto por cinco canais: Rede ABC, que é a rede social corporativa do banco na qual os colaboradores podem se comunicar por meio de stories, comunidades, posts e comentários; ABC Comunica, o canal de conteúdos institucionais e da newsletter de comunicação interna; ABC News, que é um programa no formato de um telejornal, transmitido mensalmente e com foco na comunicação institucional– também com espaço para interação de todos os colaboradores; e ABC Cast, página com os conteúdos de podcasts criados pela comunicação interna, que permite aos colaboradores pesquisar e interagir com os conteúdos e acompanhar os posts mais curtidos.
O último canal da comunicação interna do ABC Brasil contou com o apoio da solução Microsoft Viva Connections e se chama ABC Experience. Trata-se da intranet da instituição, onde constam os links rápidos para página de benefícios, portal do colaborador e as informações institucionais.
Renato Raiça, Superintendente de TI do ABC Brasil, afirma que as tecnologias adotadas aprimoraram a disponibilidade da plataforma de comunicação interna e trouxeram vantagens ao novo workspace integrado. “A nova solução garante alta disponibilidade para a rede de intranet, o que mitiga uma série de riscos para área de TI relacionados a possíveis paradas de sistema, comenta. “Além disso, conseguimos evoluir a comunicação com outras funcionalidades, por exemplo, a migração do sistema de telefonia do banco para o Teams”, completa o executivo.
“Com o cenário do trabalho híbrido ganhando força nas empresas, se comunicar com os colaboradores de uma maneira ágil e assertiva, se tornou extremamente relevante. Ao unificar seus canais em um único hub dentro do Microsoft Teams, que já faz parte do dia a dia dos colaboradores, o Banco ABC consegue ter mais assertividade na entrega de suas mensagens e elevar o engajamento das equipes ” comenta Andrea Cerqueira, vice-presidente de Vendas Corporativas para Clientes e Startups da Microsoft Brasil.