Jornal do ABC NotíciasJornal do ABC NotíciasJornal do ABC Notícias
  • Home
  • Noticias
  • Politica
  • Brasil
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Search
Reading: Diretores de 15 escolas do Grande ABC querem o modelo cívico-militar
Share
Font ResizerAa
Jornal do ABC NotíciasJornal do ABC Notícias
Font ResizerAa
  • Home
  • Noticias
  • Politica
  • Brasil
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Noticias
  • Politica
  • Brasil
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Follow US
Jornal do ABC Notícias > Blog > Politica > Diretores de 15 escolas do Grande ABC querem o modelo cívico-militar
Politica

Diretores de 15 escolas do Grande ABC querem o modelo cívico-militar

Hahn Scherer
Hahn Scherer Published 19 de julho de 2024
Share
SHARE

Seduc-SP publica edital de consulta pública para que as comunidades escolares destas unidades debatam o tema até o dia 31 de julho

A Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) divulgou nesta quinta-feira (18) que 15 diretores de escolas públicas estaduais da região manifestaram interesse em aderir ao modelo cívico-militar a partir de 2025, sendo sete em São Bernardo, três em Santo André, dois em Ribeirão Pires, dois em Diadema e um em São Caetano. A Pasta também anunciou que publicou um edital de convocação de consulta pública para que as comunidades escolares opinem sobre a implantação.

No total, 302 diretores de escolas no Estado manifestaram interesse. De acordo com a Secretaria, o plano é que 45 unidades iniciem o projeto no ano que vem – e que seja feito um monitoramento detalhado da implantação e uma avaliação para possível expansão nos próximos anos.

“Nosso objetivo é ouvir a sociedade e a comunidade escolar. A adoção do novo modelo passa necessariamente pela consulta pública. Esta iniciativa foi estruturada para ser implementada de forma gradual, com muito diálogo e escuta da nossa rede”, afirma o secretário-executivo da Seduc-SP, Vinícius Neiva.

A partir do edital, até 31 de julho, as escolas devem organizar reuniões com pais e responsáveis para debater o novo modelo. As opiniões das comunidades escolares serão registradas entre 1º e 15 de agosto através da SED (Secretaria Escolar Digital). Podem participar pais ou responsáveis por alunos menores de 16 anos, estudantes a partir de 16 anos (ou seus familiares, em caso de abstenção) e professores e outros profissionais da equipe escolar.

Durante a consulta pública, se mais de 45 comunidades escolares manifestarem interesse, critérios de desempate serão utilizados, como a proximidade com outras unidades não participantes, número de votos válidos, a oferta de Ensino Fundamental e Médio e o índice de ausência dos alunos nas provas do Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). As escolas selecionadas serão anunciadas até o final de agosto, e estudantes poderão registrar intenção de transferência para essas escolas até o início de setembro.

As escolas cívico-militares seguirão o Currículo Paulista, com a Seduc-SP responsável pela seleção e formação dos professores. A Pasta afirma que o investimento será equivalente ao das unidades regulares, com um custo estimado de R$ 7,2 milhões para a contratação dos monitores, considerando a expectativa final de 100 escolas cívico-militares.

O número de 15 diretores interessados na região ficou bem abaixo do total de 125 escolas do Grande ABC que estariam entre as elegíveis para o programa.

CONTRA

A subsede de Santo André da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) é contra a implantação do modelo.

“Querem impor a toque de caixa a implementação das escolas cívico-militares em São Paulo e querem fazer isso para doutrinar a nossa juventude, impedir a nossa organização e o nosso combate contra os ataques à educação. Querem reprimir não somente estudantes, mas também professores e funcionários, colocando a polícia dentro da escola e levando a violência policial para dentro da sala de aula. Não podemos permitir isso”, disse Maíra Machado, coordenadora da Apeoesp Santo André, em uma rede social.

Share This Article
Facebook Twitter Copy Link Print
Share
Previous Article Com café da manhã especial, nova Casa de Brincar do ABC Paulista abre as portas no mês de julho
Next Article SENAI-SP oferece oportunidades em capacitação e serviços para área de Tecnologia
Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

news

O Instituto IBDSocial explica que a saúde materno-infantil é base para o desenvolvimento social e exige integração comunitária.
A relevância da saúde materno-infantil para o desenvolvimento social: programas públicos e integração comunitária
Noticias
Dr. Jonatas Lucena explica que o gerenciamento de ativos digitais evita que perfis sejam levados por funcionários.
Gerenciamento de ativos digitais: como impedir que funcionários levem seus perfis embora
Noticias
São José dos Campos decola com novo centro de excelência na formação aeronáutica
Tecnologia
Josa Queiroz articula em Brasília por avanços na educação, mobilidade e habitação de Diadema
Politica
Assessor de Vereador de Santo André Envolvido em Caso de Morte de Jovem Deficiente: Prisão Suspeita Repercute na Região
Noticias
Lucio Fernandes Winck
Halloween Horror Nights 2025: a fusão entre sustos clássicos e novas trilhas do terror  
Noticias

Buscando notícias confiáveis e bem escritas sobre os temas que mais importam para você? O Jornal do ABC é o seu destino. Nosso compromisso é oferecer um conteúdo de qualidade, com análises imparciais e informações sobre tecnologia, política, economia e outros assuntos relevantes.

São Bernardo Realiza Obras de Urbanização que Beneficiam 3.400 Famílias: A Transformação das Comunidades
Noticias
Leonardo Manzan
Garanta seu acesso à energia sustentável: conheça seus direitos e deveres na era da transição energética
Noticias
Follow US
© Jornal do ABC - [email protected] - tel.(11)91754-6532
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?