17.6 C
Santo André
quarta-feira, maio 29, 2024
HomeNoticiasProjetos sustentáveis que visam a preservação do meio ambiente

Projetos sustentáveis que visam a preservação do meio ambiente

Para garantir um futuro sustentável e mais saudável, é de suma importância que tomemos consciência do papel que projetos sustentáveis exercem. Marcelo Madureira Montroni, apoiador de diversos trabalhos que visam a preservação do meio ambiente, neste artigo, te convida para conhecer algumas dessas ações e, quem sabe, se tornar um voluntário também. Vamos à leitura?

A importância da preservação do meio ambiente  

Marcelo Madureira Montroni explica que preservar o meio ambiente é um dever fundamental de toda a sociedade. Afinal, somos nós que usamos os recursos naturais que ele nos disponibiliza. Somente dessa forma é possível garantir a manutenção da vida dentro de condições favoráveis para o seu desenvolvimento e desenvolvimento das próximas gerações.

Apesar de diversas ações que contribuem para o aquecimento global, felizmente existem outros diversos trabalhos que vão no sentido contrário. Atualmente, é possível se tornar um voluntário e contribuir para a conservação do meio ambiente. Ao continuar a leitura, você poderá conhecer alguns desses projetos sustentáveis e se inspirar para fazer parte deles ou iniciar o seu próprio projeto.

Conheça projetos sustentáveis para se inspirar 

Para Marcelo Madureira Montroni, realizar trabalhos em grupo pode ser muito mais motivador do que iniciar uma ação sozinho. Além disso, é importante entender que, quando se trata de um projeto social, quem se dispõe a ser um voluntário está assinando um compromisso, e compromissos não podem ser abandonados no meio do caminho. Por esse motivo, é importante entender que é um fator de alta responsabilidade. 

Tendo isso em vista, comece por projetos sociais que já existem. Se inspire e faça parte de algum deles. Confira!

  • Policará: plástico biodegradável feito de amido de cará 

De acordo com Marcelo Madureira Montroni, o Policará foi criado com o intuito de substituir o material que compõe os copos descartáveis. Desenvolvido por estudantes do SESI Goiás, o material é feito de amido de cará, gelatina vegana e ajustador de PH. Trata-se de um material 100% biodegradável, para se decompor sem liberar partículas que poluem a natureza. 

  • Greentech: sistema para descarte de lixo

Já no Rio Grande do Sul, alunos desenvolveram uma plataforma, denominada Greentech, usada como compostagem inteligente. Marcelo Madureira Montroni explica que o material inclui um protótipo de composteira, uma balança e um conjunto de equipamentos digitais para identificação. A solução visa auxiliar moradores de apartamentos e condomínios no descarte correto de lixo.

  • Slice Garden: fatias de jardim com fibra de coco

Alunos de Rio de Claro criaram uma solução sustentável para a falta de vegetação nas cidades do estado de São Paulo. Marcelo Madureira Montroni explica que o Slice Garden é uma espécie de telhado verde feito com fibra de coco e terra vegetal que, além de reduzir a falta de áreas verdes, também gera economia e suaviza a temperatura ambiente em até 70º. 

Para Marcelo Madureira Montroni, ações como as citadas anteriormente é o que faz com que nós possamos projetar um futuro com melhor aproveitamento dos recursos naturais, sem desperdícios e de harmonia com o meio ambiente.

MAIS LIDOS