19.5 C
Santo André
quarta-feira, maio 29, 2024
HomeNoticiasVocê sabe o que faz um advogado tributarista? Saiba mais com Joel...

Você sabe o que faz um advogado tributarista? Saiba mais com Joel Marcelino Ortiz Oliveira

O que é direito tributário

Conforme explica o advogado Joel Marcelino Ortiz Oliveira, para quem não conhece, o Direito Tributário é o segmento do Direito Financeiro que corresponde à cobrança dos cidadãos dos valores a serem pagos. Por meio das leis, essa área institui contribuições, impostos, taxas e até mesmo empréstimos, para gerar receita para o Estado, onde são pautadas as ações da Fazenda Nacional.

O que faz um advogado tributarista

Em primeiro lugar, o papel do advogado tributarista é muito importante, pois é com ele que se encontram caminhos para a diminuição dos tributos sobre as empresas de forma ética. Além disso, um advogado dessa área precisa estar sempre alerta e em dia com as leis do ramo por causa das suas mudanças frequentes na parte tributária do país, para que não ocorra de colocar em prática uma lei que tenha sido atualizada.

Qual a sua importância para os cidadãos

Além disso, para o empresário do mundo jurídico, Joel Marcelino Ortiz Oliveira, o advogado tributarista colabora com os cidadãos na parte da diminuição dos tributos, até porque o Brasil é um país onde existem muitas taxas. Ou seja, o advogado que trabalha em defesa das pessoas sempre busca meios de agir de acordo com as leis e fazer com que o cliente tenha um valor reduzido na hora de efetuar algum pagamento.

Qual a sua importância para o lado jurídico

Já um advogado que atua na área tributária a favor do lado jurídico está sempre de olho na hora de cobrar as devidas taxas à Fazenda Nacional, reconhecendo o processo administrativo fiscal e judicial, e fiscalizando as devidas taxas a serem pagas por empresas, cidadãos comuns e quaisquer outros que possuem a obrigação por lei na hora de quitar as dívidas com o governo.

Qual a contribuição para as empresas

Conforme entende Joel Marcelino Ortiz Oliveira, o advogado contribui para que a imagem da empresa não saia comprometida por causa de alguns processos judiciais passados ou por algumas taxas que não foram pagas, de forma que as taxas cobradas sejam cada vez menores para as empresas e para os empresários que contratam os  serviços do advogado tributarista.

Conclusão

Sendo assim, o papel do advogado nesse ramo tem a sua importância, além de possuir muitas áreas de atuação, podendo optar pela que mais lhe convém. E ainda que as leis estejam sempre em constante mudança, os especialistas sabem o que se pode, ou não, fazer na hora de pagar uma taxa com um menor valor, a fim de contribuir com o cliente na questão financeira.

MAIS LIDOS